segunda-feira ,25 novembro 2019
Home / Destaque / Em Assembleia Geral, servidores municipais de São Luís rejeitam proposta de reajuste de 2% da Prefeitura

Em Assembleia Geral, servidores municipais de São Luís rejeitam proposta de reajuste de 2% da Prefeitura

Em Assembleia Geral, servidores municipais de São Luís rejeitam proposta de reajuste de 2% da Prefeitura

image

Reunidos em Assembleia Geral na tarde desta sexta-feira, 03, servidores municipais, convocados pelo Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de São Luís – SINFUSP/SL deliberaram sobre a contraproposta da Prefeitura, em oferecer reajuste salarial de apenas 2% para a categoria, com retroativo à Janeiro de 2016 e mais o início das promoções.
Compondo a Mesa, estava o presidente do SINFUSP/SL, Francisco do Vale, o secretário de Finanças, William Andrade, Sheila Jordão e Valdenir Cantanhede – 1° e 2° secretários e a Assessoria Jurídica do Sindicato.
Em um primeiro momento da Assembleia foi explicado aos servidores a proposta do SINFUSP/SL à Prefeitura, em reunião de negociação sobre a reposição de reajuste salarial da Data Base 2016 que aconteceu na segunda-feira (25/04), entre a Entidade representativa da categoria, SINFUSP/SL – Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís e Prefeitura.
Na oportunidade, foi apresentada pelo SINFUSP/SL a proposta de 15% (quinze por cento) de reajustesalarial decorrente das perdas inflacionárias mensais acumuladas ao longo do ano de 2015, as quais causaram efeitos deletérios no poder aquisitivo dos servidores municipais, subjugando a sua qualidade de vida.
Depois de várias rodadas de negociação, sob a alegação de que a Prefeitura não dispõe de dotação orçamentária e que o país passa por uma crise econômica em sua conjuntura, a Prefeitura propôs uma contraproposta de apenas 2% de reajuste salarial aos servidores, com retroativo à Janeiro, além da Promoção que contemplaria até 14 mil funcionários de carreira e que estão ativos. Caso a proposta fosse aceita pela categoria, a promoção já começaria a partir deste mês, Junho.
Os servidores municipais presentes à Assembleia rechaçaram, em massa, a contraproposta da Prefeitura, ao que chamaram de vergonhosa e baixa, indagando se o prefeito está subestimando a categoria ou brincando com a qualidade de vida de cada trabalhador.
“Essa proposta de reajuste salarial oferecida pela Prefeitura de São Luís é quase zero. O que dizer desse patrão? Temos na Lei 4.615/06 a garantia do nosso reajuste salarial anual e ele não pode ser vendido ou trocado por promoção de cargos, carreiras e salários. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A prefeitura está brincando com a nossa inteligência e tentando nos confundir”, contrariou-se um servidor.
O presidente do SINFUSP/SL Francisco do Vale,colocou que a proposta de 2% foi oferecida pela prefeitura, sendo assim, optou por discutir com os servidores em Assembleia.“A proposta da prefeitura nem de longe contempla a inflação e mesmo diante de várias rodadas de negociações sempre deixamos claro ao servidor o curso de cada uma delas. Nunca quis me apoderar do direito de ninguém em decidir algo sozinho. Por isso, essa Assembleia foi convocada, a fim de que, juntos, possamos sair daqui com uma decisão do que nos contemple ou não”, pontuou.
Em votação e com um número expressivo de servidores, a contraproposta de 2% de reajuste salarial aos funcionários públicos municipais foi rejeitada, sendo pedida com urgência uma nova reunião com o poder Executivo.

Nova Assembleia
Ficou decidido que uma nova Assembleia acontecerá na próxima sexta-feira (10/06), com indicativo de greve.

Você pode Gostar de:

Festa das Mães 2019

Best free WordPress theme

One comment

  1. como ficou a promocao, a proposta da prefeitura nao era contemplar todos os funcionarios?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *